31/08/2005

POIS É


Ah pois é! Quem queria mudança, desengane-se. A política é feita para quem acredita nela, para quem tem ambição de poder. E devem ser esses, com ambição, maturidade e provas dadas, a assumirem o futuro, nem que este só tenha mais 6 ou 7 anos, ou nem tantos.
Piadas à parte, Vitorino não lhe apeteceu, Guterres bateu com a porta. Alegre não tinha força e tem tiques românticos à Émile Zola, inconsequentes para mim. Soares chega-se à frente como 4ª hipótese, mas se quisesse teria sido a primeira. A minha 1ª seria com toda a certeza.
É velho, é um facto, mas está muito lúcido, bem mais que muitos de nós e outros que andam por aí. Além disso, como até ouvi há pouco na SIC Notícias, "ser Presidente da República não é uma profissão de desgaste rápido".
Tabus à parte, só falta o outro gigante para termos eleições à séria.
Soares é fixe!

30/08/2005

A MIM NINGUÉM ME CALA


Manuel Alegre discursa neste preciso momento acerca do quadro democrático nacional.
Este senhor exprime-se continuamente acerca do "sistema democrático", acerca do "mais do mesmo", "acerca do nada muda, só para pior", acerca do "não há renovação". Mas alguém pode explicar-me porque este homem, que está há 30 anos na Assembleia da República, enquanto deputado, tem moral política para empregar estes argumentos? Apesar de ter sido copiosamente derrotado nas eleições internas do PS Alegre aceitou candidatar-se enquanto deputado por mais uma vez. A mudança que ele tanto fala, não pode ser aplicada a ele próprio?
Voltarei a falar a frio noutra altura.
E ele não se vai candidatar a presidente...claro!

25/08/2005

IRAQUE


Ainda não tinha tido oportunidade de falar acerca do Iraque. Aberração da administração americana, esta guerra, que ainda não acabou, serviu para construir um monstro islâmico. Os anti-americanos radicais islamitas aproveitaram o estado de sítio durante a guerra para fazerem deste um centro de recrutamento paramilitar de suicidas.
Os ódios pelos americanos não foram sendo nutridos só à medida que a invasão ganhava forma e corpo. Mas contribuiu mormente para o assumir de ódios. Hoje a invasão no Iraque, mais que uma fonte de revolta mundial, é uma nascente de terror anti ocidente, o qual julgam ser o expoente máximo os EUA.
O problema é que me sinto na obrigação de dar alguma razão aos radicais quando estes clamam justiça contra os americanos, e os desejam bem longe do Iraque. Já não me identifico com eles quando confundem os interesses económicos / geopolíticos dos EUA com a tolerância ocidental, cultura fundada na tradição judaico-cristã e com o ecletismo de quem sorve sabedoria em outras culturas. Aí não tenho eu tolerância por quem não respeita a minha liberdade.
Isto tudo porque, segundo leitura atenta de alguns comunicados, o Iraque se prepara para concluir e aprovar a sua constituição pós-Saddam. Acontece que a Comissão que prepara este documento é constituída de forma representativa das comunidades e tribos existentes no país. Significa uma percentagem muito alta de Xiitas na comissão, que são os mais conservadores, representantes das classes mais baixas. Temos como corolário a formação de uma constituição federalista e submetida ao Corão.
Que pode isto significar? Eu não sou especialista, nem estou reunido dos meios e estudos, documentos que comprovem o quer que seja, mas, para já, temos o nascimento de uma nação islâmica partida por regiões autónomas. A NÃO SEI QUE DIGO parece que vamos, paulatinamente, assistir à formação de uma democracia instável, pressionada politicamente por um lado pelos EUA para a implementação de leis democráticas e confluentes com os interesses americanos, e por outro, pelos grupos mais conservadores islâmicos, com o apoio do clero muçulmano e do povo, com o objectivo de criar condições para o país se obscurecer no fundo do poço corânico, com a sharia e as consequentes burkhas e mais conservadorismo medieval (permitam a minha revolta perante homens que se ofendem com a nossa cultura mas usam telemóveis americanos, Internet, armas russas, automóveis alemães).
Ora, a mim, modesto director de redacção, parece-me que o Iraque não tardará a caír, pelos meios democráticos, nas mãos dos fundamentalistas. Que pode fazer o Grande Libertador e bastião da Liberdade e Democracia Mundial (EUA)? Não retira de lá nunca as suas tropas? Abandonar à sua sorte os destinos iraquianos depois de tanto dinheiro e esforço material lá investido? Ajudem-me porque tenho tantas dúvidas.
Os promotores da libertação do jugo de Saddam nunca se lembraram que aquilo poderia ser um poço cheio de radicais, dispostos não só a não lhes vender petróleo nenhum mais tarde, como a fazer-lhes a vida negra onde e como puderem? Talvez ainda se assista a uma terceira guerra do Iraque, para libertar o povo oprimido (leia-se poços de petróleo) pelos neo-talibans iraquianos. Lá colocados com a ajuda americana! Enfim, histórias circulares que tantas vezes ouvimos.
Saddam era horroroso, déspota sem escrúpulos, está-se melhor sem ele. Mas o Estado era laico, dava espaço, em teoria, para a modernidade e democracia ir abrindo brechas na carapaça do regime, pelas mãos da burguesia. Existia uma classe média livre das garras fundamentalistas que poderia ir fomentando a abertura. Assim, não sei.

OFFLINE

Sim, tenho estado fora de linha, tal como a impressora sem papel, tal como a net sem ligação, tal como o carro sem embraiagem...
Ando com Jet Lag e não pelas melhores das razões.
De qualquer forma não deseperem, estou de volta.
NAO SEI QUE DIGO não anda a dormir, tem estado atento às notícias do país e do mundo.

15/08/2005

NÃO ROUBAR SINAIS, POR FAVOR



NAO SEI QUE DIGO descobriu uma localidade na Áustria que está farta que lhes roubem os sinais indicativos do nome da localidade. Ao que parece os turistas anglófonos acham o máximo roubar os sinais como souvenirs.
A pacatez desta localidade ficou em xeque quando os soldados ingleses, no final da II Guerra Mundial, chegaram à vila.
Após uma pequena pesquisa na www, descobrimos que existem imensos locais destes pelo mundo fora.
Apresentamos aqui alguns, apenas para entendedores de inglês:
  • Windpassing is a city in northern Austria in the state of Niederösterreich.
  • Condom is a village and commune in the French département of Gers
  • The small village of Pussy is located in the commune of La Léchère in the Savoie département of France
  • Wank is a mountain in the Bavarian Alps
  • Vagina, Kurganskaya Oblast, Russia
  • Wankers Corner, Oregon, USA
  • Saddam Hussein, Sri Lanka (the Iraqi dictator donated money to the town after a destructive 1978 cyclone.)
  • Shag Island, Heard Island and McDonald Islands, Indian Ocean (dependency of Australia)
  • Shit, Iran

11/08/2005

FALTA SITE, ISTO É, SÍTIO A CARRILHO


"Das cinco candidaturas na corrida à Câmara de Lisboa, a socialista, encabeçada por Manuel Maria Carrilho, é a única que não tem site"
Hoje, como estamos numa de citações, cá está mais uma. O Público adiantou na sua edição de hoje, que Manuel Maria é o único dos candidatos a Lisboa que não tem site, quero dizer, sítio ou blog ou qualquer forma electrónica de chegar às pessoas, leia-se eleitores. Segundo fontes socialistas, só 2ª ou 3ª feira próximas é que o www.lisboacomprojecto.com estará disponível on-line. Assim, consciente das vantagens e importância das novas tecnologias de informação, NAO SEI QUE DIGO, que, como é sabido, tem uma linha editorial que simpatiza com a corrente ideológica socialista, oferece os seus préstimos electrónicos à candidatura de Carrilho até à finalização do seu site, ou seja, sítio pessoal, não se importando de divulgar eventuais informações de campanha, medidas pensadas para Lisboa ou até fotos do pequeno Dinis Maria e Bárbara.
Ficamos a aguardar contacto da candidatura de Manuel Maria Carrilho.

ARSENAL

"O Paquistão lançou esta quinta-feira um míssil cruzeiro capaz de transportar ogivas convencionais e nucleares, anunciou fonte militar."

Óptimo, era mesmo disto que estávamos a precisar: um país do terceiro mundo, governado ditatorialmente por militares e inserido num contexto de instabilidade política e social enorme, tanto interna, como externamente, em risco de ter um coup d'etat de hoje para amanhã e passar a ser governado por fundamentalistas islâmicos, gerir um arsenal nuclear e investir mais no sector militar e na guerra com o vizinho indiano do que em acabar com a fome no seu país e com a fabricação de bolas de futebol pelas suas criancinhas.
(Info Conf: A bem dizer, NAO SEI QUE DIGO apurou que as bolas continuam a ser manufacturadas no Paquistão porque o Gen. Musharraf assinou um contrato de 5 anos com a Nike, que inclui direitos exclusivos no calçado do General e a produção mundial de bolas. "O General só usa ténis e logo da Nike", soubemos de fonte segura ligada ao gabinete presidencial)

10/08/2005

OLHA QUEM VOLTOU

Após quase duas semanas, os nossos amigos astronautas regressam à Terra vivos e de boa saúde.
Positivo para eles e para a Humanidade. Qualquer pequeno passo deles é sempre um saltito para os cidadãos do mundo.
Se me saísse o Euromilhões ia directo a Baikonur falar com o director do programa espacial russo para me levar a dar uma volta pelo espaço... coisas minhas.

06/08/2005

SOLIDARIEDADE


Muita gente andará solidária comigo nesta noite.
Às 6 da manhã tenho que levantar-me para ir trabalhar, no entanto estou a pé desde as 4h!
Sim, este calor cruzou toda a linha do Verão e está actualmente a chegar ao inferno. As noites podem ser suplícios insónicos.
Mas para acalmar, deixo-vos um cheirinho a fresco. Pessoalmente lambia aquele carro todo e rebolava no chão gelado! Ou talvez esteja só louco de sono e não faça ideia do que estou a escrever a esta hora em plena redacção... vocês digam.

LITTLE BOY

Hoje celebram-se os 60 anos pela chegada do Little Boy a Hiroshima. Nome afectuoso para a mais mortal das criações humanas.
Tanto mais que a utilização desta arma poderá ter-se prendido com questões geopolíticas, usando o potencial destrutivo americano para terminar rapidamente com a guerra, evitando desta forma a chegada ao Japão dos exércitos soviéticos, impedindo que estes também fossem comer do bolo japonês e condicionar o futuro capitalista previsto por Truman e amigos.
No entanto, a corrente mais aceite e oficial, afirma que a utilização deste "menino" preveniu uma invasão terrestre para obrigar à capitulação nipónica, prevenindo de igual forma a morte de milhares de aliados.
A História pode ser reescrita.

04/08/2005

PASSAPORTE

NÃO SEI QUE DIGO atento, como sempre, ao noticiário local e internacional, verificou que um senhor inglês foi preso na Tailândia. Nada de extraordinário, prender um tipo europeu no país do paraíso sexual, onde arranjar prostitutas e criancinhas é mais fácil que arranjar papel higiénico. O curioso da história é que este senhor, de origem argelina, não foi preso por actos sexuais ilícitos, mas por transportar consigo 452 passaportes falsificados, todos europeus, todos do espaço Schengen, todos da UE. Melhor, destes 452, 125 eram falsificações de passaportes portugueses (portanto 28% do total da contrafacção pessoal).
Sim, sim, existiam muitos destes
Agora a especulação: de acordo com os media internacionais, existem destas redes por todo o mundo, nomeadamente para fomentar a emigração ilegal, entre outros. Mas este caso não pode deixar de ser relacionado com o terrorismo. Não podemos esquecer que os terroristas podem aceder livremente ao espaço Schengen com um qualquer passaporte devidamente forjado, garantindo assim liberdade e espaço de manobra para fazerem o que mais gostam. Aliás, não se trataria de caso virgem no cenário do terror.
Não tarda nada temos aqui à porta de casa um qualquer fulano do médio oriente, ou paquistanês, ou afegão, vindo expressamente da Madrassa mais popular lá do sítio, com passaporte luso comprado no mercado municipal de Islamabad ou Banguecoque, junto aos lacticínios, a detonar-nos nas calmas um foguete de alarme no metro de Lisboa... ou do Porto! Pelo sim, pelo não, afastem-se dos quefrô.
Boa praia.
Madrassa, ou em Português: Escola de Fundamentalistas Islâmicos, dos quais 1 ou 2, quem sabe até 3, acabam por se tornarem terroristas suicidas. A vida é bela!

...DE IDEIAS!


Peço desculpa pelo deserto, mas a isso de deve a vida pessoal, a vida do Portugal político e social. Enfim, Silly Season chega em força com Agosto.
Desfrutem, está calor, temos incêndios com fartura, corrupção na PT (Portugal Telecom) por causa do mensalão do PT (Partido dos Trabalhadores de Lula), substituição da gente da Caixa Geral de Depósitos, com mais atribuição de reformas...ops, afinal temos notícias!
Afinal o deserto sou eu...

02/08/2005

REFERENDO DESEJADO

Os resultados da sondagem

Ao que parece, segundo sondagem do DN, Portugal está interessado em esclarecer a questão do aborto de vez. Concorde-se ou não, não há mais tempo a perder. Não sei bem, mas acho que desta vez, a fazer, o referendo vai dar a vitória aos pró-interrupção voluntária da gravidez (IVG). A sociedade portuguesa está, passados 7 anos sobre o referendo ao aborto, e sem primeiros ministros confessionais, mais madura e preparada para aceitar a IVG.
Trata-se de um problema de saúde pública, e deve ser tratado nessa base. Não se trata de um método contraceptivo. Já basta de hipocrisia. Quem tem posses vai a Espanha e Inglaterra tratar deste problema, quem não pode vai à parteira arriscar uma hemorrogia letal.
E mais, como não se trata de um método contraceptivo, penso que não deveríamos esquecer a questão da Educação Sexual nas escolas. Os problemas e questões da sexualidade não são muitas vezes debatidos em casa ou com o maior esclarecimento, servindo este silêncio para obscurecer ou deturpar a sexualidade entre os jovens, também eles entre os grandes clientes da "parteira", filhos de pais que fecham os olhos à sexualidade juvenil, como se fosse melhor nem saber. Só depois falam nisso, procurando saber quem poderá fazer o desmancho à querida filha, que vergonha, se se sabe. A tua avó, que desgosto se ela descobre.
A minha posição está definida. Já sabem, estou sempre à espera de comentários.