30/09/2005

6ª FEIRA, FIM DE SEMANA À PORTA

Até logo, camaradas!

PARA QUE NÃO RESTEM DÚVIDAS



"Valentim teria hoje maioria absoluta em Gondomar"
«De acordo com a estimativa obtida a partir dos resultados da sondagem, a lista "Gondomar no Coração", de Valentim Loureiro, poderá conseguir 50 porcento dos votos expressos nas urnas»
Público 30/09/2005

NAO SEI QUE DIGO, com base em posts anteriores também, pensa que outros candidatos devem meter-se em polémicas e sacos, arranjar consultores de política provincianos e fazer barulho à antiga portuguesa. Talvez assim destronem os seus adversários...
Desta forma talvez até Carrilho tivesse um oportunidade.

29/09/2005

DIPLOMACIA



Segundo as agências noticiosas, José Sócrates, na qualidade de Primeiro Ministro, e acompanhado pelos ministros da Defesa, Luís Amado, da Economia, Manuel Pinho, e das Obras Públicas, Mário Lino, vai deslocar-se a Tripoli, na Líbia, este Domingo, afim de se encontrar com Muhamar Kadhafi. O objectivo da visita prende-se com a normalização das relações e com futuras oportunidades de negócio.

Ainda não há 10 anos o Coronel Kadhafi era um inimigo do mundo. Ostentava um poderio militar demasiado elevado para o seu PIB e desenvolvimento social, ameaçando o Ocidente, e fervoroso apoiante do "diabólico" Saddam na I Guerra do Golfo.
Mas agora é um aliado. Quase amigo íntimo de Blair actualmente, não tarda nada será a vez da União Europeia ir ver como param as modas em Tripoli, após a qual se seguirá Bush com a sua comitiva. Para já, estamos no pelotão da frente neste particular.
Por este andar, Kahdafi arrisca-se a vir tomar cafezinhos a São Bento dentro em breve, frequentar o Clube Americano em Lisboa e integrar mesas redondas em conferências nas Universidades nacionais mais famosas.
Claro que isto nada tem a ver com a abundância dos recursos energéticos líbios, como petróleo e gás natural, não. Tem a ver com normalização de relações diplomáticas apenas, porque todos nós, sem excepção, queremos integrar o povo líbio e o seu chefe de estado, no contexto mundial.

...na realidade até sei que a hipocrisia e memória curta são uma qualidade em política. Não sei porque critico...

24/09/2005

ZORRO

Alegre Zorro

Existe na política portuguesa um verdadeiro super-herói do povo: Manuel Alegre, o Zorro.
Durante 30 anos defendeu a democracia em Portugal, foi um dos combatentes, muito lhe devemos todos, em todos os quadrantes políticos nacionais. Mas não nos deixemos iludir. A política é cruel, quem melhor se mexe ganha vantagem. Alegre foi escolhido pelo secretário-geral socialista para candidato à presidência a determinada altura, existindo contactos confirmados. Mas todos sabiamos tratar-se de uma escolha para não ir a zeros na corrida a Belém, contra Cavaco. Alegre foi preterido mais tarde por não ter o capital político para ombrear com o xerife de Boliqueime. Por isso cai fora. Mas existe um grupo de socialistas que não percebe, mas mais grave é Alegre não perceber que não há mais espaço para ele na corrida a Belém. A política é cruel. Manuel Alegre é homem de palavra, de estatura honrada, mas esses não jogam a titulares na política.
Inglória e orgulhosamente tenta chegar a Belém para mostrar que é capaz... mas vai-se prejudicar e, mais importante, vai (e já está a) prejudicar o partido que serviu e que o serviu durante 3 décadas.
NAO SEI QUE DIGO pensa mesmo que Alegre Zorro vai saír pela porta pequena da política.

22/09/2005

UMA QUESTÃO DE PUDOR

O inverosímil acontece

Passo a citar uma fonte pública: "Fátima Felgueiras ganharia se eleições fossem hoje

Ex-autarca consegue 37 por cento dos votos, contra os 27,3 por cento do candidato do PS à autarquia, segundo sondagem

A candidata independente à Câmara de Felgueiras, Fátima Felgueiras, ganharia as autárquicas se as eleições se realizassem hoje, segundo uma sondagem TVI/DN/TSF.
De acordo com a sondagem, hoje divulgada pela estação televisiva TVI, Fátima Felgueiras consegue 37 por cento, contra os 27,3 por cento do candidato do PS à autarquia, José Campos.
O candidato do PSD arrecada 18,2 por cento dos votos, o da CDU 4,2 por cento, o Bloco de Esquerda 3,9 por cento e o CDS-PP 1,8 por cento."
Fim de citação.
A sra. Fátima Felgueiras não tem qualquer pudor em fugir para não ser presa; não tem qualquer pudor em regressar num periodo que não pode ser presa; não tem qualquer pudor em tentar ser eleita presidente de Câmara apesar da sua situação de fugitiva, com mandato de captura; não tem qualquer pudor em manchar ainda mais o nome dos políticos com estas manobras de diversão, de logro da justiça; os felgueirenses que a apoiam e que nela vão votar não têm qualquer pudor em eleger para sua presidente Fátima Felgueiras...

20/09/2005

PALHAÇOS

Os palhaços são engraçados?

Não acho graça aos palhaços. Talvz tenha sido enganado em criança, quando me disseram, em pleno circo, que eles eram o melhor do espectáculo. Que por eles o circo era divertido, sem eles circo não existia.

Bem, passados estes anos digo sem pudor que os palhaços podem ter qualidades, mas engraçados não são. Metem medo, são essustadores, não sei quem se esconde por detrás daquelas caras pintadas, daqueles narizes obscenos e bocas malévolas, exageradamente sorridentes, talvez até hipócritas, pois, não interessa qual a situação, estão sempre a sorrir. Não sabemos quem são, nem o que valem.

O Ronald então... Que espécie de Marketing é aquele, que coloca uma personagem repelente no interior da sua cadeia de restaurantes? Na verdade o Ronald tira-me a fome. Por 2 ou 3 vezes estava a transbordar de gula por um gelado viciante do McDonald's, mas depois vi o Ronald...

16/09/2005

VOULEZ VOUS...?

Garantia de sexo



Fiz uma descoberta recentemente no meu local de trabalho. Segundo uma análise minha, as mulheres, colegas minhas, apresentam um índice de simpatia e excitação muito mais elevado depois de alguém trazer qualquer material do economato. Falo desde canetas, correctores, cadernos, canetas e marcadores de cores sortidas, post it's, clips, falo de copos de plástico que funcionam como suportes de canetas, agrafadores, armários e até, imagine-se, simples caixas com agrafos.
Tudo isto lhes provoca uma qualquer alteração hormonal, pois após a chegada do material, e apesar do elevado nível de euforia, o trabalho flui muito mais serena e rapidamente, como elas próprias se mostram mais predispostas a colaborar nos afazeres laborais, tornam-se mais simpáticas, afáveis, etc.
Aí comecei a pensar que já tinha reparado que quando entramos num hipermercado com uma tipa, o primeiro local a que ela rapidamente se desloca é a papelaria. Damos por elas a comerem com os olhos as canetas e lapiseiras, os bloquinhos e caderninhos, as coisinhas da chachada que só elas conseguem perceber para que servem. (Sim, porque para mim caneta escreve somente a azul, é normalmente caneta de brinde, com publicidade ou propaganda partidária e tem tampa com clip para morder ou coçar a orelha, e não se riam porque todos vós limpáis os ouvidos com a tampa das canetas) E tudo sempre num clima de euforia permanente por parte dela.
Postas estas cartas em cima da mesa, tudo me leva a pensar que a melhor forma de conquistar um potencial alvo feminino passa, não pela oferta de flores e chocolates, brincos, pulseiras, malas de mão, etc, pelos quais ainda somos enxovalhados se falharmos na escolha, mas passa antes pela oferta de qualquer tipo de material de escritório.
As noites românticas à beira mar facilmente serão esquecidas quando vós começardes a levar as meninas a passear à Papelaria Fernandes. Jantares de peixe cru no japonês preferido da tribo fashion para ter garantias de sexo nessa noite serão substituidos por incursões no Office Centre!
Os tempos mudam, assim como as vontades, tal e qual como mudam os paradigmas.

13/09/2005

A VIAGEM


Costumo pensar na morte. Não o nego. Penso recorrentemente na morte. Penso na minha morte, penso na morte daqueles que mais amo, nos outros.
Penso na hora do estertor, em que pensaremos nós nessa altura? Estaremos conscientes do fim? E o fim é suportável? Uma onda de absurdo varre-me o cérebro com frequência, ao pensar no fim.
Poderemos alguma vez processar mentalmente o fim do nosso espaço? O fim do nosso tempo?Ou o fim da nossa existência? Eu não consigo, mas tenho noção que ele existe. E não consigo suportar muito bem a caminhada para a nossa morte, porque esta existência é demasiado curta para nos preparamos para ela. Hoje, mais que nunca, tenho a consciência da relatividade temporal: os anos passam a correr, quando damos por nós estamos num tempo em que conseguimos olhar para trás e reconhecer -nos noutro tempo. A escola passa num ápice, o emprego corre sem vislumbrarmos uma mudança, mas quando reflectimos um pouco descobrimos que já não somos os mesmos. O tempo corre e estamos a envelhecer. O tempo não espera por nós.
A esperança de quem não se conforma com a passagem do tempo, com a perda das capacidades motoras e físicas, ainda que muito ténues, é agarrar-se a um tempo que espera vir melhor que o actual. Penso, na minha intimidade, que melhor tempo que o actual nunca existirá e nunca poderemos fugir do absurdo do fim. É um absurdo.

11/09/2005

PODER DE ATRACÇÃO

O maior fanfarrão de todos os tempos em posição de combate

Não posso deixar de prestar homenagem aquele que considerei sempre como o maior fanfarrão de sempre - Tarzan Taborda.
Provavelmente ninguém tomou em conta esta notícia na comunicação social, mas eu não pude deixar de tomar atenção: Tarzan Taborda morreu ontem.
O senhor era locutor do programa de wrestling, aliás o primeiro a passar na TV nacional. Não podia ser mais fanfarrão e irritante, mas ao mesmo tempo despertou-me sempre curiosidade, pois o gajo mandava sempre postas de pescada daquele calibre como "desafiei o campeão nacional de karaté para um combate e ele aceitou e até me provocou, mas quando chegou ao ringue borrou-se todo e fugiu", ou "sou o homem mais forte de Portugal, mesmo com a minha idade", "não tenho medo de ninguém, o campeão de artes marciais português vai levar uma porrada que nunca mais se esquece", "fui o maior de todos os tempos", "em Bagdad tinha um estádio cheio a apupar-me e chegava a levar com tomates e dei uma coça no campeão deles".
A realidade é que o senhor, Albano de seu nome, foi de facto um verdadeiro campeão na Luta Livre e foi duplo em Hollywood de actores como John Wayne.
Do ocaso da sua carreira fica a fama de "personagem" no nosso ideário. Já não há personagens!

06/09/2005

VAZIO

Panorama noticioso nacional em Agosto

Finalmente começou a época das eleições. Daqui para diante não há volta a dar. Teremos eleições dia e noite nos telejornais.
A época dos fogos terminou com as chuvas e com o fim das férias políticas e sociais. Sim, porque os incêndios devem desenvolver uma inteligência qualquer que os faz arder apenas no periodo de férias.
Mas outros especialistas nestas questões também falam da corrida à cacha ou ao furo jornalístico, ou até, se não quisermos ser tão dramáticos, à mera busca de algo noticiável. No verão, como sabemos, as notícias enviadas pela Lusa para as redacções são acerca da cor do bikini da Vitoria Beckham, são acerca da dieta do Claudio qualquer coisa das Noites Marcianas, ou à lipoaspiração da qualquer coisa Jardim ou Lencastre ou Vasconcellos; quem sabe até, acerca do craque que está mesmo à beira de assinar pelo Benfica, apesar de nunca ter ouvido falar em Lisboa e muito menos no clubezinho que equipa de vermelho, ali dos lados da Estrada da Luz. As restantes notícias divulgadas pelas agências passa pelos incêndios, que como se tem visto, têm-se propagado exponencialmente desde que a TVI optou pelo estilo agressivo de fazer jornalismo, ou pelo aparecimento da SIC Notícias. Ou seja, NAO SEI QUE DIGO acredita que os incêndios são muito extensos e um real drama, principalmente para quem perde tudo ou quase tudo o que tem, mas a verdadeira dimensão nunca será conhecida de todos porque os media amplificam a realidade a uma construção exagerada. As pessoas ouvem falar em incêndios porque não há escândalos não relacionáveis com os fogos durante Agosto, porque os juízes e políticos andam a banhos e o futebol na pré época. Porque a populaça está em Quarteira a levantar-se às 10 ou 11 horas e a comer sardinhas, porque o Dr. está para o México ou Brasil, porque o café da esquina só abre a 1 de Setembro. Por estes motivos temos fogos em larga escala nas notícias, não existem outros motivos de interesse senão alimentar o imaginário do povo e vender mais uns minutinhos de publicidade entre a notícia do fogo do Sardoal e o reacendimento de Pedrógão, logo a seguir às medidas do governo para combater os fogos, sempre, seja qual for o executivo, a falhar de ano para ano na prevenção e remédio.
Por este ano isto acabou e tomem lá política interna, como nós gostamos, mesquinha e baixa. A começar com aquele debate inadjectivável com os candidatos por Amarante, com natural destaque para Avelino Ferreira Torres... Ou por qualquer um dos outros.
MEDO!!

01/09/2005

TURQUIA

Pamuk, futuro residente de um qualquer cadafalso turco

A Turquia continua a surpreender o mundo. Agora trata-se de um escritor nacional, que até é candidato ao Prémio Nobel, a ficar com a lígua presa na "democracia !" turca.
O inusitado escritor teceu alguns comentários acerca do que ele acha ter sido o massacre arménio perpetrado pelos turcos em território otomano entre 1915 e 1917. O Estado turco não reconhece que a carnificina armenia tenha existido. Mas nem importa que o faça ou deixe de fazer.
O revoltante continua a ser a forma como a Turquia continua a fazer esforços para se modernizar a nível material, forçando uma entrada na Modernidade através da adesão à UE, através da laicização do seu Estado, através da abertura dos mercados e turismo, etc, mas internamente continua a ser um país profundamente religioso, com elevados graus de intolerância e atraso nas ideias, e com ódio a críticas ou diferença de opiniões.
Já não nos bastava a questão do não reconhecimento de Chipre, a questão do Okcalan e da sua prisão no Quénia, com penas de morte e desditas posteriores, a questão dos curdos, ainda temos estas graves e profundas lacunas democráticas.
Tenho dúvidas que a Turquia seja uma mais valia para a UE, pelo menos nas primeiras décadas, mas acredito que a modernização e democratização deste país pode emergir com a sua entrada na Europa, deixando para trás a Idade Média ainda sentida nalgumas regiões do Próximo Oriente
Orhan Pamuk, assim é o seu nome, foi acusado do crime de "insulto deliberado à identidade turca" e poderá ser julgado em Dezembro, arriscando-se uma pena de prisão entre seis meses a três anos.

MANGA CAVA

Espécimen luso socialmente integrado em França, em perfeita simbiose entre o seu país de origem e o de acolhimento

Alguém vai ter que explicar ao enorme contingente de emigrantes masculinos portugueses, que nesta altura até se encontram de regresso ao seu país de acolhimento, que lá por terem um Mercedes ou um BMW, ou até por terem uma vivenda apalaçada tipo Notre Dame cruzada com Palheiro Minhoto de 758 Km2 de área, dos quais 500 Km2 são de cozinha, mais 3 lareiras que nunca utilizaram por só cá virem no Verão, mais 5 WC's totalmente equipados, dos quais 4 nunca foram estreados, por todas estas razões ou mais algumas, estes senhores não podem andar por aí na rua a passearem impunemente enquanto vestem camisolas de manga cava!! Atenção, manga caviada! Onde páram as tiras das mangas?
O bigode eu aceito, a unhaca vá lá, mas a cava não. Recuso-me a ter que ver as axilas peludas dos portugueses residentes no estrangeiro. Além disso é inestético.
Por mim fechava as fronteiras em Agosto e ninguém cruzava a fronteria na nossa direcção sem que as cavas provenientes do Luxemburgo e França fossem confiscadas em Vilar Formoso e restantes fronteiras.