29/04/2006

A caminho do leste



São agora 7:25. Oiço os aviões descolar aqui ao lado no aeroporto à medida que olho para o horário das partidas, confirmando a nossa. A minha partida está a 2 horas de espera. Dentro em breve estaremos a caminho das merecidas férias. Uma semana. Não é muito, o possível, mas necessário.
Dentro de algumas horas estarei a leste, não do paraíso (piada fácil), mas da nossa Europa velha, aqui deste cantinho (lá vai mais um avião...), estaremos onde os homens conheceram e experimentaram o carácter dos poderes supremos do comunismo, onde experimentaram a treva do proletariado, onde um dia uma luz de liberdade foi esmagada com punho de ferro. Dentro de horas estaremos lá para beber o champanhe da conquista da queda do muro.

Boa viagem para mim e boa semana de trabalho para vocês!

25/04/2006

Os valores ficam?


Ao ignorar as comemorações do 25 de Abril, a Madeira deu o primeiro passo para o esquecimento público da data. Dentro em breve será outro qualquer político ou autarca aborrecido com os seus adversários de esquerda que decide acabar com os festejos no concelho, e depois outro e outros.
Qualquer dia não será mais que uma efeméride, tão relevante como o 5 de Outubro ou o 1º de Dezembro, apenas lembrados por serem dias feriados. Não será bom nem mau. Será mau apenas se, para além de esquecermos a data, esquecermos os seus valores e fundamentos. Se comerçarmos a confundir a ideia de democracia e participação civil, se esquecermos que uma sociedade e comunidade funcionam apenas com participação cívica, com crítica construtiva e com trabalho.

Mula

O Estado, o mesmo que nos cobra taxas avassaladoras em todos os bens e serviços que consumimos (já agora, sabiam que comprar um Peugeot 205 na Austrália custa cerca de 1500 contos mais barato do que por cá? Já para não falar nos EUA...) quer agora retirar-nos o direito de descarregar música a partir da internet.
Este assunto já não é novidade, mas como sabem, sou novato nestas movidas, e ando nestes dias numa tremenda guerra com a mula electrónica mais famosa de sempre.
A maravilha de dispormos de música na net não faz com que eu consuma menos, apenas aguça o meu apetite para outras sensibilidades. Continuarei a comprar o CD da minha banda preferida. E a ignorar aqueles assim-assim... a net é e poderá ser uma fantástica forma de publicidade para pequenas e grandes bandas que enchem pavilhões com novos públicos que descobrem novos sons na rede. Mas o que importa discutir é a importância de alguém nos ceder a sua música, em formato digital, oferecê-la. Os pensantes dizem que corremos o risco de sermos processados por descarregarmos ficheiros... quem sabe se não seremos presos. A PJ não terá mais que fazer que andar atrás do meu IP e de gente como eu, que usurpa os direitos e propriedade intelectual.
Já sabemos que o restante pessoal apoia o download ilimitado...
Poderemos alguma vez estar a pisar o risco partilhando ficheiros?
Em bom rigor parece-me que a versão proibicionista ganhará argumentos de força dentro em breve, com regulamentação.
Está a usar-se a mesma táctica do proibicionismo do fumo, continuando a permitir a venda livre de tabaco, mas encurralando cada vez mais os fumadores e tratando-os como marginais, preterindo a educação.

23/04/2006

18/04/2006

"Bom dia..."

"Bom dia!
Como está a correr essa manhã? A minha está muito bem, excepto o alarme de incêndio a deflagrar constantemente. O problema é que este não toca em aúga-aúga; ou em tinoni-tinoni, mas antes em iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, o mais agudo possível, quase me levando à loucura... Na realidade acho que estou quase inconsciente..."

Berlusconizinho

Topem-me isto!! Retirei este link do nucleoduro.blogspot.com, a quem agradeço, mesmo que não faça ideia nenhuma que o levei emprestado. É só clicar aqui.
Gaita!

Tão simples como 2+2

Você não adoram aquelas pessoas que fazem contas inacreditáveis do pé para a mão?
As pessoas mais velhas fazem-no sem pestanejar: "ora, meu filho, então 4x14...e vão 7...8x7...+3...não...124+78...e vão 3... então são 5 caixas que sobram!"
Já a minha geração saca logo do telemóvel, em direcção aos extras do menú...

17/04/2006

Senhor, pequei e estou agora mesmo a pecar


Esta semana foi anunciado pelo Vaticano a nova lista de pecados confessáveis de imediato por qualquer bom católico a quando da sua confissão. Assim, demonstrando que se encontra perfeitamente adequado aos novos tempos, o Vaticano propôs que o uso excessivo da Internet, de TV e jornais são puníveis pela mão do Senhor, quando em detrimento da leitura das Sagradas Escrituras.
Ou seja, já estamos a pecar logo pela manhãzinha, quando ligamos a TV ou o computador para ver as notícias, mas não levamos a Bíblia para a casa de banho para ler enquanto estamos a ...
Sempre pensei que fôsse o Senhor a decretar os pecados e a fazer o julgamento das almas, avaliando o portfolio dos pecados e boas acções. Mas são os homens tão terrenos quanto eu a decretar o que é bem e mal. Isto implica que Deus tem uma sucursal terrena onde reúne regularmente com os seus empregados e deixa orientações, ou então o pessoal do papa faz estes decretos à revelia da administração celeste para meter medo ao povo e deste modo obter poder e outras vantagens.

16/04/2006

Quem mente?

Uma coisa que nunca consegui entender é a discrepância dos números das greves. Quando se verificam estas tomadas de posição os sindicatos apontam frequentemente para números alarves, enquanto o patronato apresenta valores afectos à greve na ordem dos resíduos.
Um exemplo, vinha esta noite no meu carro a morrer de sono e oiço o sinal sonoro das 2 da manhã. Aproveito para adiar o sono sintonizando a TSF para ouvir as notícias. Oiço falar da greve do pessoal da cadeia do Tivoli e dos respectivos números de adesão da greve: sindicato-90%; administração-11%. Ou seja, por estes senhores existem 79% de trabalhadores que desapareceram neste dia...
Já estava na hora de aparecer uma qualquer empresa cujo papel fosse ser imparcial na avaliação destes números. Enquanto cidadão que paga os seus impostos quero ter direito a informação menos manipulada. Sim, porque se fossem valores 60/40 ou 55/45 ainda papava, mas assim tanta diferença implica alguém estar a mentir despudoradamente... provavelmente as duas partes!

15/04/2006

Irão...onde?


De vez em quando debruço-me sobre uns temas internacionais e, apesar de nada perceber de política e muito menos de política internacional, apetece-me dizer umas certas coisas.
Tenho estado atento à política internacional e às movimentações diplomáticas que normalmente antecedem as movimentações militares.
A questão do petróleo, que obviamente ultrapassa a nossa compreensão, está a arrastar o mundo para uma nova guerra, muito embora de contornos diferentes da do Iraque. Agora o Irão parece ser o centro do mundo e de lá serão emanadas as nossas perspectivas de felicidade, apetece dizer. Se teimar em produzir energia nuclear civil (disfarçando a produção militar nuclear?) forçará a movimentaações e pressões internacionais, e aí poderemos dizer adeus a uma baixa do preço do petróleo e consequentemente do preço do nosso nível de vida. Mas se pararem essa produção a felicidade ocidental poderá voltar a existir. Voltaremos ao nosso mundo como se de um pesadelo se tivesse tratado e agora que acordámos tudo corre bem. Mas para o conturbado mundo árabe, ao qual o Irão só tem em comum o islamismo, tudo será diferente, vergados mais uma vez pela força do satan, humilhados pelos infiéis.
Mas, pergunto-me, e assim não veremos tipos a espumar de raiva a rebentarem com tudo o que podem, inclusivé com eles próprios, na baixa de Tel-Aviv, em Bagdad ou até na Europa?
Na realidade, e como nada percebo, pergunto apenas: para quando a ofensiva militar?

14/04/2006

Quero uma ponte


Fins de semana compridos são um paraíso para todos os que conheço: eles são sair mais cedo, eles são tolerâncias de ponto oferecidas pelo Estado ou pelo patrão, eles são falta de trabalho e relaxe por completo.
Todos menos eu, que insisto trabalhar em sítios em que véspera de feriado significa o triplo do serviço e os fins de semana o corropio que não me deixa sequer olhar o horizonte.
Será que verei alguma vez a minha vida tornar-se menos anómala do que é actualmente?

A bota

Quem calçou a bota foi, desta vez, o pessoal da liberdade de imprensa, o pessoal que acredita numa lliberdade para todos e de forma igaualitária.
Berlusconi sai, ainda assim, com a derrota paga de forma cara. E eu agora com curiosidade em saber se as leis por ele e a sua maioria aprovadas e que lhe garantiram a protelação das acusações que é alvo, lhe vão deixar de dar cobro, uma vez que já não é primeiro ministro, ou se, por outro lado, enquanto senhor mais rico de Itália, lhe vai ser dado um tratamento acima da lei.
É que em Itália os milagres acontecem de verdade também.

Está quase...



Já não falta muito para celebrar a conquista. Sim, a conquista faz-se de muito trabalho e também de genialidade, numa receita de 95%-5% respectivamente.

08/04/2006

Heterodoxia

Este Sábado casa mais um amigo meu. Não me convidou ao seu casamento, mas não tem mal. Bem, na realidade trata-se mais de um velho conhecido. Perdemos a intimidade há muito.
Este patamar é observável quando as vidas de ambos os amigos se separam e seguem trilhos diversos, tendo contactos meramente fortuitos. E nesta dualidade de vias continua apenas uma união de memórias, de partilha. Não me esquecerei de coisas boas, outras que nem tanto e daquelas que realmente importam. Ele também não se esquecerá concerteza de coisas entre nós.
Desejo-lhe a maior das felicidades, mesmo que nem imagine que lhe quero bem.

Por falar em casamento, acho que já decidi que este só faz sentido se celebrado numa qualquer Love Chapel de Las Vegas com um senhor trajado à Elvis acompanhando todos os movimentos da cerimónia. Qualquer coisa como o Barbas faz com o Benfica.
É isso mesmo, eu quero o Elvis Presley no meu casamento! Love me tender honey!

05/04/2006

Falar torto quando as linhas são direitas


Em quem preferíamos votar, no Alberto João ou no Berlusconi?
O Jardim é arruaceiro, mafioso, domina o emprego local, a iniciativa privada e insulta os compatriotas e desrespeita os órgãos de soberania nacional. Mas não é meu primeiro-ministro...
O Berlusconi também não é meu primeiro, mas é-o de milhões de italianos.
Ambos são conhecidos pelas suas tiradas maravilhosas. A última do Jardim não me interessa, mas o capo de Roma é responsável por boa parte da política económica do nosso mundo. Então estava o senhor a discursar numa iniciativa de campanha, pois vai haver eleições legislativas em Itália dentro de semanas, e dizia ele que aprecia muito "a inteligência dos italianos para pensar que não tenham coglioni para votar contra os seus próprios interesses".
Sim, a palavra em itálico tem o significado que parece ter.

04/04/2006

Trabalhar é uma chatice pegada



Haverá workshops sobre trabalho de equipa?
Poderá uma equipa trabalhar sem alguém que a determinado momento assuma as despesas do funcionamento do grupo?
Existe a ditadura do chefe, coordenador ou líder?
Hei, a senhora percebe-me? E o senhor aí, sabe que quero dizer?


03/04/2006

Domingo

Ahh esta ressaca...
Pois bem, os domingos continuam a ter um significado especial. É o dia da família, de Deus para quem Nele crê, para passear, para visitar a tia-avó e a madrinha...a não ser que estejas de ressaca!
Ai estiveste a beber, a dançar e a dizer anormalidades até às 6 da manhã! Está bem, então acabou-se o Domingo para ti: vais dormir mal, e sem capacidade para te levantares antes das 3 da tarde; não vais ter estômago para comer nada até às 8 da noite e nada de ver TV porque 'tás todo azamboado! Se esteve sol saberás pelos teus pais quando forem gritar contigo:
-"ainda na cama, com um sol destes lá fora!?"
- "não acendas a luz por favor!! não grites por favor. Ai porque bebi eu!?"
Pois é, e o melhor é que amanhã é dia de TRABALHO!

02/04/2006