22/07/2006

Muros

O conflito que opõe Israel a sabe-se lá quem, parece-nos absurdo, cada vez mais.
Israel é um Estado bastardo, nascido, como muitos mais, de forma ilegítima para os expoliados das terras e de forma obscura, ingrata para quem fez dele a sua Nação.
As agruras do Holocausto levaram a bondade e fraqueza de espírito das grandes potências mundiais a oferecer a Terra Prometida aos que confessavam, agora sem temores, serem judeus. A História reza mais, muito mais que estas 5 linhas.
Mas o conflito que brotou há 2 semanas deveria não merecer menos nos compêndios das escolas. Mas face ao número exagerado de conflitos e escaramuças naqueles países, este será subtraido da realidade.
Cada vez mais aos nossos olhos, aqui descansados, os conflitos que opõem facções religiosas ou etnicas opostas, os julgamos ridículos, desprovidos de senso. Israel desta vez exagerou, entornou todo o caldo, e a paz está mais longe que nunca. Na realidade nunca me lembro de ter visto tão grave a stuação no médio oriente.
A potência Israel nunca contribuiu para o alicerçar da paz, e enquanto os partidos mais à esquerda não se chegarem ao poder, nunca teremos um processo de paz conveniente e real. Até lá teremos, em pleno séc XXI a construção do maior muro que alguma vez foi construído - o que opõe o ocidente ao Islão - porque é assim que ele será olhado pelos árabes e restante mundo muçulmano.

17/07/2006

It's the end of the world


Caros amigos, o fim do mundo aproxima-se a largos passos. Este calor sentido nestes últimos dias indicia o aproximar do Apocalipse, aliás já oiço claramente o galopar dos Cavaleiros que virão para nos cortar a todos a cabeça, antecedendo o Purgatório final, onde as nossas almas serão salvas ou definitivamente penadas. Mas o mundo, enquanto o conhecemos, está claramente próximo do terminus.

10/07/2006

Vemo-nos por aí...

Fim do Mundial 2006 é igual a regresso ao mundo dos vivos e dos números reais. Agora poderemos voltar a concentrarmo-nos no trabalho, ir gozar livremente o fim de semana, ir ás compras com a esposa, dormir a sesta, enfim voltar à triste vida sem estarmos reféns dos horários dos jogos na SportTv!
De qualquer modo a "vida" real terá mais um interlúdio no mês de Agosto, com o decretar do início da Silly Season. Este será, de resto, o mês da felicidade suprema para mim quando me deslocar a Lisboa, afinal a partida para o Algarve da gente louca na estrada, no cinema, no Bairro, no supermercado é sempre uma coisa boa.
No entanto, enquanto regressamos e não regressamos ao mundo real aqui fica um teaser aos franceses...

06/07/2006

Vergonha alheia


Foi com muito agrado que registei uma diminuição significativa no número de minutos de telejornais dedicados ao Mundial. Na realidade a banalidade já roçava a incompetência de ter assunto. Ainda assim não pude deixar de visionar a reportagem feita por uma cadeia de TV brasileira em que punham voz nos lábios de Scolari, naquelas imaggens em que vemos o treinador a vociferar para os seus jogadores ou arbitro e nunca compreendemos o que dizem, salvo asneirada da grossa. O trabalho duro esse foi feito por uns jovens surdos que lêm lábios. O resultado final foi uma panóplia de coisas sem significado, outras as típicas ordens para dentro de campo e até umas quantas orações em formato micro enquanto se marca um penálti.

Agora que estamos a pouco e pouco a voltar à realidade podemos lembrar-nos que Israel anda pela Faixa de Gaza a distribuir tiros e morteiradas em tudo o que mexe e que, lindo, a Coreia do Norte, que é só um dos países mais pobres do mundo, que mal consegue alimentar com trinca de arroz os seus habitantes, disparou 7 misséis, um deles de alcance intercontinental, em direcção ao Mar do Japão. Para quê? ninguém sabe ao certo. Os senhores da Coreia do Norte gastam o orçamento quase todo nas forças armadas, desenvolvem à força equipamento militar e armamento do mais sofisticado, com tecnologia nuclear, apenas para tomarem posições de força junto da comunidade internacional. Mas as posições que tomam não apagarão nunca os traços da fome e do medo que grassa pelo seu país, com uma nação destruída pela violência e o embuste, numa mentira absolutamente Orwelliana, provando que a história pode ser escrita e reescrita vezes sem conta e fechando o país, não só ao investimento, mas também aos olhares estrangeiros, num autismo inacreditável, tão inacreditável que provoca vergonha alheia, e que marcará as próximas 3,4 gerações.

04/07/2006

Futebol, futebol...


Futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol, futebol...
Talvez na próxima semana se encaixe algum outro tema na nossa vida!

03/07/2006

Ramblas comigo


Estive este fim-de-semana num dos mais belos sítios por onde já passeei. E custa a crer que esse sítio seja aqui tão perto de nós.
Barcelona encerra em si encantos mil, como na canção do Rio. É aquela Espanha desenvolvida, madura, criativa e pictórica, a que me surpreende e que me encanta. Onde em cada parede de prédio, em cada bodega, em cada bicicleta, avenida, aroma, conseguimos ver a nossa imagem reflectida, porque aquela só pode ser a nossa cidade. É construída à luz daqueles que a sonham e não daqueles que a exploram. É sublime. É curto o espaço de tempo que lhe usurpei.