24/05/2007

Governança cansa

O Governo e o Partido Socialista deram, neste últimos 2 dias, bons argumentos para os que fazem oposição. Pior, deram bolas para correr a quem se sente descontente ou apreensivo com o rumo do país com a governação Sócrates.
As pérolas começam com a Directora Regional de Educação do Norte a suspender um professor por este, alegadamente, ter feito uma piada aludindo à licenciatura do Primeiro Ministro. Se bem que à primeira vista estamos perante um caso de excesso de zelo, ou de excesso de poder, ou de perseguição política, ou de todas elas, mais vale esperar pelo apuramento dos factos, pois Portugal ainda é uma democracia. Recomendo esta leitura, para uma visão diversa à que se retransmite nos media e blogosfera adversa ao PS. Depois o jamais em francês do Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, completado com a afirmação que seria faraónico construír o novo aeroporto de Lisboa na margem sul do Tejo porque "é uma zona onde não há gente, onde não há escolas e hospitais, cidades, indústria, onde não há comércio e hotéis", "Não é num deserto que se faz um aeroporto"... a sul do Tejo, no distrito de Setúbal são 800 mil habitantes.
Para completar o ramalhete, hoje é o Presidente do PS, Almeida Santos, decano, e, quiçá decadente, da democracia nacional, a fantasiar e a bramir algo como "o sul tem um defeito que é o facto de precisar de pontes para passar para o lado norte. Suponha que é dinamitada uma ponte. Hoje, o terrorismo está na ordem do dia. Quem quiser criar um grande problema em Portugal em, termos de aviação internacional dinamitando uma ponte desliga o norte do sul".
O Ministro Lino deveria estar realmente empenhado em explicar aos tristes porque o aeroporto deve ser na Ota e não noutro qualquer lado, evitando expôr-se assim, parecendo um patêgo a urrar comentários imponderados. O Almeida Santos vale o que vale, culpa dos jornais que lhe dão demasiada importância. Quanto à questão da DREN o governo já deveria ter tirado a limpo e demitido a directora geral se abusou do poder ou defendendo-a se cumpriu o seu dever enquanto superior hirárquica de um professor que pisou o risco.
O PS e o Governo não podem continuar calados quando as situação não são de feição. Por outro lado, alguns ministros, como o da Economia e os das Obras Públicas deviam aprender a gerir os silêncios, para que as borregadas que cospem para o ar não lhes caiam em cima.

20/05/2007

22 vezes FC Porto!


Pois, finalmente...
Porto é campeão e é o justo vencedor da liga. Esteve na frente da Liga desde a 2ª jornada, só poderia ser campeão. Parabéns a nós portistas!

Não há muita paciência


Estou hoje num stress inédito. O campeonato decide-se no último jogo, e a transmissão dos jogos dos "grandes" faz-se em simultâneo. Nas SportTv's há Benfica e Porto, na TVI o Sporting outra vez. Nos cafés não há Porto a passar claro, por isso oiço na net a trasnmissão de rádio e vejo a bola na TVI. Neste momento há Sporting e Benfica a vencer. O Porto esteve a vencer e deixou-se empatar pelo Aves. Pelo Aves...
O Porto teve tudo para ser campeão e ainda tem oportunidade até ao fim do jogo, mas esta merda é irritante, o Porto já esteve para aí 8 pontos à frente e agora o pessoal reza para que o Aves dê uma abébia ou que o Quaresma faça o que não tem feito nos últimos jogos: a diferença!

16/05/2007

Just shoot me


No Illinois, EUA, uma criança de 10 meses conseguiu arranjar uma licença de porte de arma. O papá preencheu uma requisição pela internet, pagou a taxa e até arranjou uma foto para o cartão, o qual está assinado pelo petiz! Nos EUA vale quase tudo.
Por cá também temos algumas aberrações, como aquele velhote que recebe 2 cêntimos de Euro de reforma, ou aqueles inúmeros que já morreram há tréculos mas continuam a receber intimações ou ordens de dívidas. Mas não há memória de permitir a um bebé disparar uma arma mais pesada que ele...
Moral do conto: nunca dizer em conversa com os amigos que já se viu tudo.

15/05/2007

Pobre uma vez, sempre pobre


Estava aqui há pouco a programar o meu serão e, como só ainda disponho dos 4 canais gentilemente cedidos pelo Estado, resolvi ir ver nos respectivos sites o que estaria previsto para esta noite televisiva, para além das 148 novelas brasileiras e das 25 portuguesas na SIC e TVI. Como não estava nada de jeito previsto perdi-me num pormenor, com chamada de atenção em cartaz e letras gordas - a imagem acima - um policial "de grande qualidade" segundo a direcção de programas da TVI, "a não perder". Fui ver o horário e eles querem que eu acorde às 4 da manhã para ver a série e depois me vá deitar outra vez.
De facto, fora os programas de reformados, de donas de casa da manhã e tarde, à noite só temos novelas e mais nada. Na RTP o Malato domina a noite e de tão irritantemente se gostar de ouvir já não o suporto ouvir rir das suas "piadas". Desculpa mãe.
Sobra a RTP 2, para quem nem sempre tenho estômago.
Pobre vida a de pobre...

11/05/2007

Inveja


Mora aqui em casa comigo um bicho que passa o dia a dormitar ao sol. Tenho-lhe alguns ódios, até porque a mim não me é permitida tamanha veleidade.

09/05/2007

É disto que o pessoal gosta


O povo como eu gosta é disto. Já esfrego as mãos com as movimentações políticas que se sentem nos partidos para atacar a Câmara de Lisboa. Hmmm, o cheirinho a traição e conjura.
No PSD ouvem-se as lâminas a afiarem nas pedras de amolar, quem passa ali na Lapa ou na Infante Santo ouve facilmente o sibilar do metal que apronta para espetar nalgumas costinhas! O Carmona tem as orelhas vermelhíssimas de tanto zurzirem da sua atitude corajosa: o capitão! Claro que sim: Borda fora com ele e com a tripulação toda.
O PS que se cuide, a Roseta entregou o cartão! E agora, o que será do partido? E, claro, o antibiótico do Alegre acha muito bem. Ele que abdique do seu lugar na Assembleia da República, porque foi eleito nas listas do PS, e depois vá para independente tentar concorrer a deputado.
Ou o PS arranja um candidato a sério ou mais vale ser eu o candidato, porque mais um Carrilho que adora ouvir-se falar e discorrer sobre coisas vagas e depois abandonar o cargo de vereador é dinheiro deitado ao lixo.
Os outros não têm intrigas, não interessa...

Roseta


A Helena Roseta precisa mesmo de protagonismo.
Já não há paciência para a sua constante oposição a qualquer forma de vida. Se o PS fosse um protozoário, ela seria um fungo só para dar nas vistas.

08/05/2007

Domingo à tarde de compras

Com a nova campanha para a abertura dos hipermercados aos Domingos à tarde e feriados, a APED bem se esforça para justificar a oportunidade de negócio que pretende abrir. Criou-se, para o efeito, um argumentário de 12 pontos. Pensei em publicar aqui, mas pode-se ver aqui.

Na opinião deste blog, este trabalho deve ser feito, porque à mulher de César não basta ser sério, é preciso parecê-lo. A APED pode ter as melhores das intenções para encetar esta campanha, mas é claro que todos desconfiamos que o dinheiro gerado nesta janela horária pelos hipers fala bem mais alto ao retalho do que os empregos criados, sabe-se lá com que má vontade - com ordenados de miséria, por vezes até de vergonha.

Por isso permitam-me enunciar um 13º argumento:

13. O facto dos hipers estarem abertos ao Domingo faz com que o pessoal já não vá à praça ao Sábado comprar as hortaliças porque assim esperam mais um dia e vêm ao centro comercial no Domingo comprar aqueles ténis ou aquele casaco que já andavam a mirar há uns tempos, comem um hamburger ali no Mac e dão uma saltada aqui ao hiper ao final da tarde, para encherem um carrinho, porque quem compra hortaliça compra sempre um tapete de WC ou umas bolachas lá para o escritório, uma couvette de costeletas e até açúcar.


Não obstante, e até porque eu só olho para o meu umbigo, acho bem que se abra esse comércio ao Domingo à tarde, pode ser que consiga regressar da Costa mais facilmente sem ter que vociferar palavrões pelas demoras na merda da portagem.

07/05/2007

Neste Jardim...


A Madeira acha que votar Alberto João Jardim vai levar ao recuo da Lei das Finanças Regionais.

Jornalismos

Fazia o zapping aqui na TV à hora dos telejornais, porque a RTP 1 estava-me a enervar com a história da miúda inglesa raptada(?), com a conversa de merda que os jornalistas no local têm que inventar, quando na SIC me deparo com a informação em letras garrafais que o casal inglês, pais da miúda, só tiveram filhos após tratamento de fertilidade.
Pergunto-me, eu que não tenho vocação, nem tampouco formação, para jornalista, o que é esta merda!? Que merda de interesse pode esta notícia ter? Não entendo...

Fumo


Ouvi algures que a Assembleia da República se prepara para debater a questão do tabaco em locais públicos. Ainda não me preparei para este debate, mas a perceber pelo que dizem nos telejornais, locais como edifícios públicos, restaurantes, cafés, etc, serão de proibição total ao fumo do tabaco. As demais pessoas aguentam-se ou fumam na rua. As penas para quem prevarica serão mais pesadas, ao que ouvi, do que para quem consome cocaína... De resto, esta é uma medida de equidade social elementar, a coca é bem mais cara, e aplicar multas a quem já paga um dinheirão por uma simples dose, muitas vezes misturadas com matérias insnifáveis, seria socialmente injusto, claro.
Na realidade, acho que deveriam ser os proprietários a decidir se se fuma ou não na sua casa, e quem lá entra para consumir sabe ao que vai. E além disso, parece-me do maior puritanismo bacoco impedir desta forma - repressiva - as pessoas de fumarem. Cada gajo, e gaja, deve ser responsável pela sua liberdade de fumar, desde que não incomode os demais - fazendo-o em local autorizado. E não é criando locais autorizados exíguos e nojentos ou impedindo de o fazer em restaurantes ou discotecas que os portugueses vão deixar de fumar e de morrer pelo tabaco. O Estado injecta milhões no SNS para tratamentos de doenças derivadas do tabaco? O tabaco é mortal? Então proíba-se de vez o tabaco.
Agora proibir que se vá ao restaurante e não se fume um nite ao café é ser mais parvo que os governadores dos estados ultraconservadores norte-americanos.
Qualquer dia arrombam-me a porta de casa para fiscalizar se os gatos têm problemas derivados do fumo do tabaco, ou se o apartamento tem pelo menos 100m2 de área...

04/05/2007

O computador e um bacalhau


Olá.
Depois de vários meses sem postar por falta de computador, consegui finalmente a proeza de resgatar o meu computador de casa do pai e da mãe. Poderei, outra vez, voltar a ser um infoincluído...
O resgate do cpu foi uma proeza. Não foi assim por dá cá aquella palha que voltei a tê-lo para mim. Tive que me prestar a almoçar com a mãe, a ouvir os seus conselhos práticos de como administrar uma casa, desde a lavagem da roupa manchada com alcatrão, até ao líquido a usar para desengordurar aquele pirex do almoço com o Ramiro. E como se não bastasse a mamã escolheu o café para desfilar o álbum de casamento com 30 anos para nós. Mas após enfiar o albúm na gaveta corri ao quarto e abracei-o. Tinha pó como a merda!
Para que não restassem dúvidas quanto à creueldade dos raptores do cpu tive que ceder trazer um tupperware de grão de bico previamente cozido e 2 postas de bacalhau "para o vosso almoço amanhã"!