21/12/2009

O futebol é mesmo assim, dizem eles...

O Jesualdo resolve entrar com um meio-campo de tractores enquanto o relvado dava e depois, no fim, em pleno batatal mete o jardineiro para podar as plantas - que é como quem diz Guarin, Meireles e Fernando titulares num meio campo sem imaginação; no fim, sem possibilidade física (da ciência) de trocar a bola, para 10 minutos, entra o Belluschi. Só faltava mesmo o Tomás Costa a extremo-esquerdo. Se não fosse o Jesualdo diria que era gozo.
Talvez faça bem ao Porto estas férias de Natal.


A propósito de bola, a Adidas apresentou já há umas semanas a nova bola para o Mundial - a Jabulani. Para além das normais estratégias de marketing em que convidam os melhores jogadores do mundo a fazer parte da task force de  investigação e desenvolvimento do novo produto, a Adidas "assegurou ter desenvolvido um sistema que proporcionará um voo excepcionalmente estável e aderência perfeita em todas as condições". A bola tem sulcos (Grip’n’Groove technology) para maior controlo e estabilidade aerodinâmica, de modo a evitar desvios inesperados na trajectória (é bom para o executante e óptimo para o guarda-redes), mas que lhe confere igualmente maior velocidade. Esta bola não tem pontos e coseduras visíveis - uma imagem mais futurista - é formada por 8 gomos termicamente colados.


Foda-se, ainda não há muito tempo jogavamos com uns calhaus de cautchú (!), que quando chovia ficava 10 kg mais pesada, nem a conseguíamos chutar para lá da grande área e cabecear aquele tipo de bolas poderia resultar num traumatismo cranio-encefálico, ditando o fim da nossa vida intelectual. Nos campos dos melhores adversários lá existia, ocasionalmente, uma bolinha mais jeitosa. Quem não se lembra da velhinha Azteca ou a Etrusco.



Adenda: quem nunca ficou como os gomos de um bolada na perna que levante o braço, eheheh



20/12/2009

Ainda não é este ano

Alguém explique a estes senhores que a década só termina no final de 2010, por favor.




17/12/2009

Dos aviões

Não tenho fascínio mais infantil do que este dos aviões, que me faz parar na rua para olhar o céu e arriscar uma olhadela no trânsito, mesmo em hora de ponta.
O 1º voo do Dreamliner 787 da Boeing é lindo, uma fluidez de linhas magnífica. Este novo aparelho foi criado para ser mais leve e eficiente, poupando 20% de combustível. É o novo menino bonito da aviação.



Mas ainda assim o mais brilhante avião é este Airbus A380, um verdadeiro monstro. Lindo, lindo.

16/12/2009

A base

Apetece-me comentar ao de leve esta última alteração ao Código de Direito Canónico (Codex Iuris Canonici para os amigos). O Papa é que manda na Igreja, é soberano e é uma santidade, logo decide o que bem entender sobre qualquer matéria relacionada com a sua instituição.
Mas a norma agora aprovada que pretende impedir o acesso ao casamento católico entre um católico e um praticante de outras religiões apenas vem demonstrar aquilo que digo à boca cheia em jantares de amigos e mando à cara da minha mãe desde que perdi a fé (ganha à laia de inevitabilidade na catequese, como se de uma escola se tratasse) ainda adolescente imberbe com acne: as igrejas não são santas, nem metafísicas, são feitas de homens e por homens, logo são tão falíveis e susceptíveis de me verem obliterar aquilo que dizem como qualquer governo, sindicato, federação de futebol ou clube de costura. A fé é pessoal e não precisa de construções geométricas ou de normativas para se sentir e demonstrar.
Este Papa diz isto agora, o próximo dirá diferente. Este é conservador, o próximo poderá ser mais liberal ou ainda mais dogmático. A actual liderança não aprova o preservativo, a próxima poderá achar que Jesus ama todos os seus filhos e que a SIDA afinal até pode ser combatida com o preservativo. Este agora acha que os homossexuais cometem pecado só por existirem, o próximo pode achar que todos são benvidos à casa do Senhor e que o importante é o Amor. Tal como há 400 anos se pensava que os hereges dos cientistas que ousavam contradizer o Livro deviam arder na fogueira, hoje aceitam-se os avanços científicos quase sem se pestanejar.
Preocupa-me certas decisões da Igreja Católica porque é a principal religião das pessoas à minha volta, porque os seus princípios morais e éticos são a base da nossa filosofia e conceitos sociais, a base da Europa - felizmente, digo eu.

13/12/2009

Devolução de bilhete

Pepe arrumado com rotura do ligamento cruzado anterior. Been there. Twice. A diferença reside nos cuidados prestados pelo SNS e seguros baratos vs um médico e um fisioterapeuta de topo em permanência.

11/12/2009

Em permanência

Ainda não caibo em mim com aquela do deputado palhaço. Palhaço permanente.

Está-se a taiwanizar paulatinamente a nossa política.

05/12/2009

Farinheira com ovos mexidos

Vem ginasticar, ginasticar, é bom ginasticar, vamos lá praticar. Dá mais força ao coração, pois então, tens razão.

Vai para dois meses que não toco numa máquina de ginásio nem faço uma série de abdominais, mais de um ano que não mexo numa bola de futebol e se calhar nunca mais o farei, há mais de um ano igualmente que a minha bicicleta está arrumada em partes entre a minha casa e a dos meus pais...

 O único exercício que tenho feito ultimamente resume-se a enxotar a gata do meu colo e tirar a mão rapidamente para não levar uma patada com unhas afiadas. Bom, convém não esquecer a "fisio". Mas levar com uma terapeuta em cima, a forçar a perna a dobrar não é bem um exercício de ginástica, mas um treino de sobrevivência a sessão de tortura dos serviços secretos israelitas.

2010 vai trazer o regresso ao ginásio e ás sessões de abdominais ás horas marcadas, comigo a invectivar a minha sorte e a vida. Já não tenho ilusões: o ginásio 3 vezes por semana não nos põe o físico a brilhar, nem a obter semelhanças com o Mark Vanderloo em 1997, nem tampouco nos vai tirar o perímetro abdominal tão suadamente conseguido ao longo de anos e anos, apenas nos impede de cair em desgraça já este ano.
One life, live it well, não é? Portanto, para mim farinheira com ovos mexidos, por favor.

04/12/2009

Este sim, um conto de Natal

Palavra de ordem em Dezembro: jantar. Quem  não tem mais de 10 jantares de Natal não tem mais de 20 amigos no Facebook ou 50 followers no Twitter seguramente.

Todos os grupinhos de gente quer juntar-se para jantar em Dezembro. Eu gosto de jantar. Mais € 5 para a prenda da loja chinesa, mais os copos, mais o táxi, são € 50 euros por celebração.
Distantes os tempos em que não trabalhava, logo não era obrigado a dar prendas a ninguém. Longe vão aqueles tempos em que não trabalhava, logo chorava 2 contos ao meu pai para comprar uma prenda à mãe. E vice-versa. Gastava 500 paus numa treta e ficava com o resto para bifanas e vinho branco a copo na tasca-bordel. Talvez sobrasse algum para aqueles pastéis de nata obscenos de meio quilo. Era o equivalente aos jantar de empresa.

Igualmente distantes as tardes de véspera de Natal com o pessoal a olhar para a tv, desejando que a consoada não tivesse que ser passada com os tios-avós que cheiravam a campo hortofrutícola e outros velhos que tais. Pijamas era o que se desembrulhava todas as Santas Consoadas de Natal. Este ainda mais feio que o do ano passado. Ahh, umas botinhas de lã, sim tenho 15 anos, estou a deixar crescer o cabelo como o pessoal da música, sonho com sexo com uma regularidade adolescente, mas estas botinhas tricotadas em lã são mesmo fixes, Tia...

Este ano sou eu o dono do bacalhau na Consoada. Mas não das batatas e das couves. Sou eu o dono do tinto que nos vai aquecer a alma e fazer o meu pai passar pelas brasas das 23h às 23h15 e as prendas vão ser mágicas. Espero que haja Fado à meia-noite.
Bom, as prendas vão ser mágicas, mas primeiro tenho que as comprar. Marcar aqui na agenda e gastar os restinhos do subsídio.