17/05/2006

Deputados às 5 da tarde

Sou a única pessoa que conheço que visita o site do Governo ou o site da Assembleia da República. Quer dizer, tirando aquelas que trabalham no parlamento e no governo.
Não consigo evitar passear por lá e dar uma vista de olhos no deputados eleitos pelo meu círculo, no seu currículo e nas comissões que integram, isto enquanto tomo o meu chá ou iogurte líquido.
Não consigo deixar de pensar quantos deles fazem parte de uma qualquer comissão e nada percebem do assunto, nada estudam ou se esforçam para perceber e participar, continuando a ser meia dúzia de pensantes no cuore de cada partido político, a pedido e mando sei lá de quem, a trilhar o caminho a seguir, para servir ou para não melindrar a sua clientela, seja lá ela quem fôr. Normalmente não é bem o povo (palavra em desuso, confundível com perspectivas mais socialistas de sociedade, ou com provicianismo, já ninguém quer ser do povo, mas antes prefere ser nomeado membro de pleno direito da classe média, ou dos intelectuais, liberais ou jacobinos, mas não do povo), mas antes outras coisas como interesses financeiros muito grandes (os quais são a face do investimento ou da modernização de uma região, país, cidade, etc.).

Bem, não deixem de saber quem são os vossos deputados, afinal ainda os elegemos por distritos, para nos representar e defender.