06/11/2006

Uma verdade


Fui ver o "Uma Verdade Inconveniente", documentário político, claro, não fosse o protagonista, como ele próprio afirmou "o ex-próximo presidente dos EUA", Al Gore, derrotado pelo fungo Bush filho.
Na realidade, a temática é o aquecimento global, observando as suas causas e os seus efeitos, perversos, actuais e a acelerar a um ritmo incrível, desequilibrando o ecossistema global.
A meio do filme apeteceu-me chamar-lhe alarmante, histérico, mas no fim sensibilizou-me e capacitou-me da necessidade de uma resposta urgente, de todos.
A parte política (se é que se pode descompartimentar o que já é totalmente um filme político, na sentido de apelar a uma reforma dos critérios de acção e mentalidade da classe dirigente mundial...) é o facto de a administração Bush ser conveniente e cabalmente atacada; é a visão crítica interna, de quem é americano e entende o verdadeiro papel de potência mundial - não é ser o principal portentado militar e com o seu poderio atormentar todo um planeta, mas é antes ser o líder da acção de liberdade, de inteligência, de cultura e de elevação social, se é que isto significa alguma coisa tangível e concreta. Talvez com Gore a suceder a Clinton o mundo fosse melhor hoje...
No fim: obrigatório a todos ver.