22/07/2006

Muros

O conflito que opõe Israel a sabe-se lá quem, parece-nos absurdo, cada vez mais.
Israel é um Estado bastardo, nascido, como muitos mais, de forma ilegítima para os expoliados das terras e de forma obscura, ingrata para quem fez dele a sua Nação.
As agruras do Holocausto levaram a bondade e fraqueza de espírito das grandes potências mundiais a oferecer a Terra Prometida aos que confessavam, agora sem temores, serem judeus. A História reza mais, muito mais que estas 5 linhas.
Mas o conflito que brotou há 2 semanas deveria não merecer menos nos compêndios das escolas. Mas face ao número exagerado de conflitos e escaramuças naqueles países, este será subtraido da realidade.
Cada vez mais aos nossos olhos, aqui descansados, os conflitos que opõem facções religiosas ou etnicas opostas, os julgamos ridículos, desprovidos de senso. Israel desta vez exagerou, entornou todo o caldo, e a paz está mais longe que nunca. Na realidade nunca me lembro de ter visto tão grave a stuação no médio oriente.
A potência Israel nunca contribuiu para o alicerçar da paz, e enquanto os partidos mais à esquerda não se chegarem ao poder, nunca teremos um processo de paz conveniente e real. Até lá teremos, em pleno séc XXI a construção do maior muro que alguma vez foi construído - o que opõe o ocidente ao Islão - porque é assim que ele será olhado pelos árabes e restante mundo muçulmano.