28/10/2006

Hora da Treta


Logo às 2h atrasa-se o relógio para a 01h e entramos na hora de Inverno. Hoje o sol nasceu às 07h58 e o ocaso será às 18h42, mas amanhã já estaremos envoltos na depressão nocturna às 18h.
Não sei bem o valor desta medida, só sei que perturba o meu equilíbrio e agrava a melancolia, já tão própria do tempo abstido de sol.
Mas, dirão os chatos, já será dia às 7h. Quero lá saber, ninguém que saber disso, niguém sai para a rua antes das 7h30 e quero lá saber se é de noite, se sair vou quase a dormir, mais vale que esteja escuro.
No Inverno se fazemos noitada, quando acordamos já o dia está a morrer, com aquele sol miseravelmente baixo e amarelo pálido, adoentado, como nós, de resto.
Na realidade, até acho que se poupava dinheiro deixando a hora como está, pois como toda a gente, a gente de escritório, só entra às 9h, mas nunca sai antes das 18h, significa que as luzes dos edifícios já estão acesas às 16h30, enquanto assim ficariam mais tempo apagadas, mesmo com os dias a diminuírem até 21 de Dezembro.
Em rigor estou-me nas tintas, o meu escritório tem as luzes acesas o dia todo. A mudança da hora encurta-nos é o fim-de-semana, os passeios acabem mais cedo. E o que se faz naquelas horas em que já é noite, mas ainda é cedo para jantar? Filhos!?