14/08/2006

Eu gosto é do Verão


Há coisas boas que a estação estúpida tráz consigo:
a esplanada
a praia
Na primeira engordo os quilos que eventualmente penso estar a perder na segunda. É que na praia dá-me para comer geralmente sandes saudáveis, com legumes, carnes magras ou atum, e bebo sumos de fruta ou apenas água. Na esplanada como petiscos gordurosos, fritos em óleo reutilizável até 15h de frituras, marcha pão torrado com litros de manteiga, ou pior, margarina sebosa, que escorre em grossos pingos sobre a minha mão, trato da desidratação com as cervejas, que enchem a mesa num agradável festim patrocinado pelas mais pobres das cervejas mundiais: a Sagres e a Super Bock. Aquelas garrafas sem qualidade visual nenhuma, aquele acre, a cor das garrafas, o sentimento de crescer um bigode depois de cada gole, seguindo-se a unha, os pêlos do nariz e, quando acabo o último gole já só tenho a quarta classe...ugghh! Assim como assim bebe-se.
Na primeira nado kms e fujo das ondas, corro pelas areias quentes e secas ou frias e molhadas, passeia-se só ou acompanhado. Na esplanada deixamo-nos estar longas horas paralisados , sem protecção solar, queimando meia perna que não fica coberta pelo chapéu de sol da Coca-Cola, sentados numa apatia própria dos velhotes, ou então já bêbedos, num êxtase típico dos miudos hiperactivos que comeram chocolate ricco em açúcar.
Na praia há bikinis cada vez mais curtos, na esplanada há decotes de pagar para ver mais, na praia durmo as melhores sonecas do ano, na esplanada leio a literatura da casa: Bola, Record ou Correio da Manhã.
Entre o deve e o haver concluo que adoro o Verão.