15/04/2006

Irão...onde?


De vez em quando debruço-me sobre uns temas internacionais e, apesar de nada perceber de política e muito menos de política internacional, apetece-me dizer umas certas coisas.
Tenho estado atento à política internacional e às movimentações diplomáticas que normalmente antecedem as movimentações militares.
A questão do petróleo, que obviamente ultrapassa a nossa compreensão, está a arrastar o mundo para uma nova guerra, muito embora de contornos diferentes da do Iraque. Agora o Irão parece ser o centro do mundo e de lá serão emanadas as nossas perspectivas de felicidade, apetece dizer. Se teimar em produzir energia nuclear civil (disfarçando a produção militar nuclear?) forçará a movimentaações e pressões internacionais, e aí poderemos dizer adeus a uma baixa do preço do petróleo e consequentemente do preço do nosso nível de vida. Mas se pararem essa produção a felicidade ocidental poderá voltar a existir. Voltaremos ao nosso mundo como se de um pesadelo se tivesse tratado e agora que acordámos tudo corre bem. Mas para o conturbado mundo árabe, ao qual o Irão só tem em comum o islamismo, tudo será diferente, vergados mais uma vez pela força do satan, humilhados pelos infiéis.
Mas, pergunto-me, e assim não veremos tipos a espumar de raiva a rebentarem com tudo o que podem, inclusivé com eles próprios, na baixa de Tel-Aviv, em Bagdad ou até na Europa?
Na realidade, e como nada percebo, pergunto apenas: para quando a ofensiva militar?