25/04/2006

Mula

O Estado, o mesmo que nos cobra taxas avassaladoras em todos os bens e serviços que consumimos (já agora, sabiam que comprar um Peugeot 205 na Austrália custa cerca de 1500 contos mais barato do que por cá? Já para não falar nos EUA...) quer agora retirar-nos o direito de descarregar música a partir da internet.
Este assunto já não é novidade, mas como sabem, sou novato nestas movidas, e ando nestes dias numa tremenda guerra com a mula electrónica mais famosa de sempre.
A maravilha de dispormos de música na net não faz com que eu consuma menos, apenas aguça o meu apetite para outras sensibilidades. Continuarei a comprar o CD da minha banda preferida. E a ignorar aqueles assim-assim... a net é e poderá ser uma fantástica forma de publicidade para pequenas e grandes bandas que enchem pavilhões com novos públicos que descobrem novos sons na rede. Mas o que importa discutir é a importância de alguém nos ceder a sua música, em formato digital, oferecê-la. Os pensantes dizem que corremos o risco de sermos processados por descarregarmos ficheiros... quem sabe se não seremos presos. A PJ não terá mais que fazer que andar atrás do meu IP e de gente como eu, que usurpa os direitos e propriedade intelectual.
Já sabemos que o restante pessoal apoia o download ilimitado...
Poderemos alguma vez estar a pisar o risco partilhando ficheiros?
Em bom rigor parece-me que a versão proibicionista ganhará argumentos de força dentro em breve, com regulamentação.
Está a usar-se a mesma táctica do proibicionismo do fumo, continuando a permitir a venda livre de tabaco, mas encurralando cada vez mais os fumadores e tratando-os como marginais, preterindo a educação.