17/04/2006

Senhor, pequei e estou agora mesmo a pecar


Esta semana foi anunciado pelo Vaticano a nova lista de pecados confessáveis de imediato por qualquer bom católico a quando da sua confissão. Assim, demonstrando que se encontra perfeitamente adequado aos novos tempos, o Vaticano propôs que o uso excessivo da Internet, de TV e jornais são puníveis pela mão do Senhor, quando em detrimento da leitura das Sagradas Escrituras.
Ou seja, já estamos a pecar logo pela manhãzinha, quando ligamos a TV ou o computador para ver as notícias, mas não levamos a Bíblia para a casa de banho para ler enquanto estamos a ...
Sempre pensei que fôsse o Senhor a decretar os pecados e a fazer o julgamento das almas, avaliando o portfolio dos pecados e boas acções. Mas são os homens tão terrenos quanto eu a decretar o que é bem e mal. Isto implica que Deus tem uma sucursal terrena onde reúne regularmente com os seus empregados e deixa orientações, ou então o pessoal do papa faz estes decretos à revelia da administração celeste para meter medo ao povo e deste modo obter poder e outras vantagens.