08/05/2007

Domingo à tarde de compras

Com a nova campanha para a abertura dos hipermercados aos Domingos à tarde e feriados, a APED bem se esforça para justificar a oportunidade de negócio que pretende abrir. Criou-se, para o efeito, um argumentário de 12 pontos. Pensei em publicar aqui, mas pode-se ver aqui.

Na opinião deste blog, este trabalho deve ser feito, porque à mulher de César não basta ser sério, é preciso parecê-lo. A APED pode ter as melhores das intenções para encetar esta campanha, mas é claro que todos desconfiamos que o dinheiro gerado nesta janela horária pelos hipers fala bem mais alto ao retalho do que os empregos criados, sabe-se lá com que má vontade - com ordenados de miséria, por vezes até de vergonha.

Por isso permitam-me enunciar um 13º argumento:

13. O facto dos hipers estarem abertos ao Domingo faz com que o pessoal já não vá à praça ao Sábado comprar as hortaliças porque assim esperam mais um dia e vêm ao centro comercial no Domingo comprar aqueles ténis ou aquele casaco que já andavam a mirar há uns tempos, comem um hamburger ali no Mac e dão uma saltada aqui ao hiper ao final da tarde, para encherem um carrinho, porque quem compra hortaliça compra sempre um tapete de WC ou umas bolachas lá para o escritório, uma couvette de costeletas e até açúcar.


Não obstante, e até porque eu só olho para o meu umbigo, acho bem que se abra esse comércio ao Domingo à tarde, pode ser que consiga regressar da Costa mais facilmente sem ter que vociferar palavrões pelas demoras na merda da portagem.