07/05/2007

Fumo


Ouvi algures que a Assembleia da República se prepara para debater a questão do tabaco em locais públicos. Ainda não me preparei para este debate, mas a perceber pelo que dizem nos telejornais, locais como edifícios públicos, restaurantes, cafés, etc, serão de proibição total ao fumo do tabaco. As demais pessoas aguentam-se ou fumam na rua. As penas para quem prevarica serão mais pesadas, ao que ouvi, do que para quem consome cocaína... De resto, esta é uma medida de equidade social elementar, a coca é bem mais cara, e aplicar multas a quem já paga um dinheirão por uma simples dose, muitas vezes misturadas com matérias insnifáveis, seria socialmente injusto, claro.
Na realidade, acho que deveriam ser os proprietários a decidir se se fuma ou não na sua casa, e quem lá entra para consumir sabe ao que vai. E além disso, parece-me do maior puritanismo bacoco impedir desta forma - repressiva - as pessoas de fumarem. Cada gajo, e gaja, deve ser responsável pela sua liberdade de fumar, desde que não incomode os demais - fazendo-o em local autorizado. E não é criando locais autorizados exíguos e nojentos ou impedindo de o fazer em restaurantes ou discotecas que os portugueses vão deixar de fumar e de morrer pelo tabaco. O Estado injecta milhões no SNS para tratamentos de doenças derivadas do tabaco? O tabaco é mortal? Então proíba-se de vez o tabaco.
Agora proibir que se vá ao restaurante e não se fume um nite ao café é ser mais parvo que os governadores dos estados ultraconservadores norte-americanos.
Qualquer dia arrombam-me a porta de casa para fiscalizar se os gatos têm problemas derivados do fumo do tabaco, ou se o apartamento tem pelo menos 100m2 de área...