29/09/2005

DIPLOMACIA



Segundo as agências noticiosas, José Sócrates, na qualidade de Primeiro Ministro, e acompanhado pelos ministros da Defesa, Luís Amado, da Economia, Manuel Pinho, e das Obras Públicas, Mário Lino, vai deslocar-se a Tripoli, na Líbia, este Domingo, afim de se encontrar com Muhamar Kadhafi. O objectivo da visita prende-se com a normalização das relações e com futuras oportunidades de negócio.

Ainda não há 10 anos o Coronel Kadhafi era um inimigo do mundo. Ostentava um poderio militar demasiado elevado para o seu PIB e desenvolvimento social, ameaçando o Ocidente, e fervoroso apoiante do "diabólico" Saddam na I Guerra do Golfo.
Mas agora é um aliado. Quase amigo íntimo de Blair actualmente, não tarda nada será a vez da União Europeia ir ver como param as modas em Tripoli, após a qual se seguirá Bush com a sua comitiva. Para já, estamos no pelotão da frente neste particular.
Por este andar, Kahdafi arrisca-se a vir tomar cafezinhos a São Bento dentro em breve, frequentar o Clube Americano em Lisboa e integrar mesas redondas em conferências nas Universidades nacionais mais famosas.
Claro que isto nada tem a ver com a abundância dos recursos energéticos líbios, como petróleo e gás natural, não. Tem a ver com normalização de relações diplomáticas apenas, porque todos nós, sem excepção, queremos integrar o povo líbio e o seu chefe de estado, no contexto mundial.

...na realidade até sei que a hipocrisia e memória curta são uma qualidade em política. Não sei porque critico...